Cabelos

Cronograma Capilar: Umectação

cronograma-capilar-umectacao

Oi, meninas!

Voltando a falar sobre Cronograma Capilar, o assunto de hoje é Umectação.

Cronograma capilar – Umectação

A umectação entra na etapa de nutrição do Cronograma Capilar e nada mais é que um banho de óleo nos fios.

Na minha opinião a umectação chega a ser uma nutrição bem mais potente do que a feita com máscaras de tratamento. Ele deixa o cabelo com aspecto saudável e com um maior controle de frizz.

Como fazer?

Você pode fazer tanto com os cabelos sujos ou limpos, eu gosto mais do efeito com os cabelos limpos, parece que o óleo penetra mais nos fios, sabe?

Separe os cabelos em mechas e com movimentos rápidos da raiz as pontas aplique o produto. Deixe agir no minimo 3 horas. Eu prefiro deixar o produto durante toda a noite, assim o produto penetra mais nos fios. Depois é só lavar os cabelos com um shampoo da sua preferência. Uma dica muito legal é aplicar Yamasterol nos fios, esperar uns 10 a 15 minutos e enxaguar. O Yamasterol absorve todo o oléo em excesso do seu cabelo, ele é incrível! Caso ache que os fios ainda estão oleosos é só lavar com shampoo suave e deixe o cabelo secar naturalmente.

Não é indicado o uso de secador ou prancha pois o cabelo pode fritar caso ainda tenha algum restinho de óleo nos fios.

O que usar?

Na umectação se usa óleos ou manteigas vegetais 100% naturais. Nada de silicone, ou coisas do tipo.

Exemplos: Azeite extravirgem, óleo de coco extra virgem, óleo de cártamo, óleo de rícino, manteiga de cupuaçu, manteiga de manga e assim por diante.

Os meus fios gostam muito do azeite e do óleo de coco, mas eu ainda prefiro o azeite por causa do cheiro.

Quem pode fazer?

A umectação é indicada para todos os tipos de fios, principalmente para os cabelos cacheados e cabelos com porosidade. Quem possui cabelo oleosos pode fazer sem medo, basta usar Yamasterol antes da lavagem.

Meu cabelo possui definitiva e fica muito bonito e controlado com a umectação.

Quando?

Vai depender do aspecto do seu cabelo, mas o indicado é fazer num intervalo de 15 em 15 dias.

Espero que tenha tirado algumas dúvidas sobre a umectação, mas caso ainda tenham alguma, podem comentar aqui no blog ou nas redes sociais.

Beijos da Luh

14 Comentários

Cliquei aqui para comentar

  • Olá, gostaria de saber se apos lavar os cabelos com shampoo para retirar o óleo de coco eu posso usar minha mascara de nutrição no lugar do yamasterol ?

    • A umectação é um tipo de nutrição, para o cabelo não ficar pesado eu indico fazer uma hidratação. O Yamasterol nesse caso serviria apenas para absorver o oleo dos fios, pois ele é um creme neutro. Beijos

  • Olá gostaria de saber 2 perguntinhas usa o yamasterol antes ou depois do shampoo e quanto aos cabelos mistos com facilidade de ser bem oleoso como faz a umectação e se e recomendado

    • Oi, Sophia!
      Você pode usar o Yamasterol das duas maneiras, mas quando vc quiser retirar o oleo da umectação com mais facilidade é melhor aplicar antes do shampoo, esperar uns 15 minutos antes de lavar. Você pode fazer umectação, sem problema algum mesmo com os cabelos mistos, só indico que use o Yasmaterol e lave com um shampoo proprio para seus fios depois da umectação. Beijos

  • Tenho dúvidas:
    Comprei as 3 máscaras para cronograma, e ainda um shampoo que equilibra o PH para usar antes de aplicar as máscaras…
    A parte que mais me deixa em dúvida no crono é a Nutrição, pois eu tenho a máscara de nutrição, mas também comprei 3 óleos, tenho o óleo de coco, rícino e azeite de oliva. Na etapa de nutrir como faço? A umectação dispensa a mascara de nutrir? A umectação é tão eficiente quanto a máscara nessa etapa?, ou seja, o recomendado é usar as três mascaras, não? mas se por acaso só fizer umectação, irei deixar passar alguma coisa? Ou eu posso fazer uma misturebinha com a máscara de nutrir e os óleos?

    Obrigada, Thii

    • Oi, Thii! Tudo bem?
      Você precisar ir testando par ver o que o seu cabelo mais gosta, em geral a umectação substitui a mascara de nutrição mas isso depende de cada cabelo. Eu indico que você alterne umectação e a máscara de nutrir na etapa de nutrição e ver qual o seu cabelo gosta mais. Se preferir você também pode misturar a mascara com os óleos, só toma cuidado para o cabelo não ficar muito pesado.
      Espero que tenha conseguido tirar as suas dúvidas! Beijos

  • Em relação a prancha, depois da umectação! Tem algum prazo p poder está útilizando?! Por exemplo umas 24 ou 48 hrs?!

  • Oi linda, tudo bem? Faço o cc nos seguintes dias, segunda, quarta e sexta!
    Na terça e quinta feira posso fazer umectação? Pois só iria fazer 1 vez na semana que é quarta e não queria só uma dia e sim mais. Tenho medo de sobrecarregar meus cabelos com vitaminas. Me ajude pliisss.Obrigada

    • Oi Tainá! O ideal no CC é deixar um dia de intervalo entre uma etapa e outra para que dê tempo do cabelo absorver bem os ativos em cada etapa. Não indico que vc faça umectacão nesses dias (terça ou quinta), pois como vc já vai fazer uma umectação na quarta seu cabelo vai ficar pesado. O que eu indico é tentar modificar o seu cronograma capilar de maneira que tenha mais umectacões ou nutricoes durante alguma semana do mês, como segunda e sexta. Cronograma capilar é bem pessoal , então você tem que ir testando para ver o que seu cabelo se adapta melhor. Espero que tenha te ajudado! Beijos!

Luciana Asevedo Passos

Luciana Passos
Apaixonada por batons, louca por maquiagem e ama viajar, transformou seu amor por maquiagem e beleza em hobby.

Caixa Postal

Número: 9001
CEP: 22270-970
Rio de Janeiro/RJ

Publicidade