Cabelos Cronograma Capilar

Cronograma Capilar: O que é?

cronograma-capilar

Oi, meninas!

Já ouviram falar do Cronograma Capilar? Esse termo está na moda, mas muitas pessoas não sabem o que é e nem como utilizar esta técnica. Vou fazer um serie de posts explicando melhor sobre o Cronograma Capilar como o que é, quais produtos utilizar e assim por diante.

Cronograma Capilar

Vou começar explicando o que é Cronograma Capilar e suas fases.

O Cronograma Capilar é um tratamento intensivo para o cabelo, cujo objetivo principal é melhorar a estrutura do fio através das hidratações, nutrições e restaurações, tudo de acordo com a necessidade do fio. O Cronograma serve para qualquer tipo de cabelo, principalmente para cabelos com químicas, como alisamentos e colorações.

Etapas

Divide-se o cronograma em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Logo são necessárias máscaras de tratamento  ou produtos para cada etapa.

Hidratação

Fase para reposição de água nos fios, deixando os cabelos mais macios e saudáveis. As máscaras hidratantes possuem em sua composição Vitaminas, Panthenol, Aloe Vera, Glicerina (ex.Gliceryn, Gliceryl) e Álcools modificados (ex.Cetyl Alcohol). Uma excelente mascara de hidratação é a Morte Súbita da Lola Cosmetics que já fiz resenha aqui.

Nutrição ou Umectação

Fase para reposição de lipídios, deixando os cabelos sem frizz, mais alinhados e ajuda a reter a água nos fios. As máscaras nutritivas possuem Ceramidas, Manteigas e Óleos vegetais (ex. Shea Butter – Manteiga de Karité, Olive Oil – óleo de oliva).

No lugar da mascara de tratamento também é possível fazer umectação com óleos vegetais, como Óleo de coco, azeite de oliva, e tantos outros. É importante que sejam óleos vegetais extra virgem.

 Reconstrução

Fase para reposição de proteínas, deixando os cabelos mais fortes. Super indicado para cabelos elásticos. As máscaras reconstrutoras possuem Queratina (Hydrolyzed Keratin), Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein), Creatina (Creatine). Uma excelente máscara de reconstrução é a Penetraitt da Sebastian.

Como começar?

Recomenda-se fazer uma etapa e ficar dois dias sem lavar o cabelo antes de fazer outra etapa, para o cabelo aproveitar mais dos nutrientes. O indicado é começar por um hidratação e ir alternando de acordo com o que o cabelo precisa. O padrão é  fazer 4 hidratações, 4 nutrições e uma reconstrução, mas é possível e necessário fazer modificações de acordo com o que seu cabelo precisa. Por exemplo se o seu cabelo está elástico e muito danificado, faça o máximo de reconstrução e o minimo de hidratação, se o seu cabelo está sem maleabilidade aumente as nutrições e assim por diante.

Tentei resumir ao máximo nesse post a ideia do Cronograma Capilar, mas uma vez por semana vou falar mais sobre as etapas, produtos e outras maneiras de melhorar ainda mais a saúde do cabelo.

Espero muito que tenham gostado! Não esqueçam de deixar suas dicas, sugestões e duvidas nos posts, ok?

Beijos da Luh

Luciana Asevedo Passos

Luciana Asevedo Passos
Apaixonada por batons, louca por maquiagem e ama viajar, transformou seu amor por maquiagem e beleza em hobby.

Caixa Postal

Número: 47717
CEP: 21210-972
Rio de Janeiro/RJ

Publicidade